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domingo, 30 de maio de 2010

“O ensino de Humanidades da formação do administrador frente os movimentos de integração internacional: Uma proposta de mudança curricular.”



CUNHA e GOMES (2009) destacam neste artigo a importância da formação de bacharéis em administração com uma perspectiva voltada ao conhecimento humanístico, como um todo e não apenas com um foco na matéria especifica em formação.
O profissional de administração tem um desafio constante que é manter o sucesso da sua organização, obter vantagem competitiva e atingir os objetivos organizacionais, para este processo necessita especializar-se continuamente, em cursos de especialização, pós-graduação, mestrado entre outros.

Os autores criticam a questão da grade curricular, em particular, a formação do currículo - no campo das ciências sociais - para a formação de um administrador. Pois, o curso de Administração forma pessoas capazes de gerir e atuar em diversas áreas, sendo assim, existe a necessidade real de ter uma gama de disciplinas para potencializar a grade curricular.

Desta forma, os cursos que inseriram as ciências humanas e sociais, que são responsáveis pela formação em humanidades, criam no aluno um novo ponto de vista, preparado para ser um profissional com visão ampla e objetivos mais humanizados.

Um novo currículo focado em bases humanistas objetiva reestruturar o currículo atual, que está estruturado em quatro anos, sendo que o primeiro semestre é pouco sistematizado e reduzido, possuindo um ciclo básico. Os três anos e meios seguintes estão reservados ao ciclo profissional, no qual são apresentadas áreas tradicionais: Administração e RH, Mercadológica, Financeira, Produção etc. Além das disciplinas práticas: direito, contabilidade, matemática e estatística e disciplinas optativas exclusivamente tópicas.

Desta forma, os autores concluem que o novo administrador, enquanto cientista social e intelectual desenvolve suas potencialidades como um profissional capaz de compreender o seu papel na construção democrática e participativa, dando construções relevantes no mercado de trabalho e se comportando como agente de mudança para o novo caminho do gestor em administração.


Bibliografia:

CUNHA, Alexandre Mendes e GOMES, Alex Sandro da Silva. O ensino de humanidades da formação do administrador frente os movimentos de integração internacional: Uma proposta de mudança curricular para a FACE-UFMG.
Disponível em: http://www.angrad.org.br/...ensinodehumanidades...administrador/download/acessoem24dejaneiro2009.

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